(11) 2682 3243 - 2684 6209lucano@lucano.com.br
Carrinho: 1 item - R$38,00 1

Nossa História

 

 

A Vinícola Lucano originou-se do trabalho familiar, ao longo de várias gerações do cultivo das videiras e elaboração de vinhos na Lucânia, sul da Itália.

Os Lence imigraram para o Brasil em 1960, e aqui se estabeleceram na região da Penha de França, em São Paulo.

Como tudo começou

Da Família

Em 1967, a família adquiriu uma casa na Rua Mirandinha, com um quintal de espaço bastante generoso. Desde então, o patriarca, Leonardo Lence, começou a cultivar a uva do tipo Moscato em seu quintal. Assim, no final dos anos 60 e início dos 70, colhendo uvas de seu pequeno parreiral e, posteriormente, complementando a quantidade necessária com uvas adquiridas no mercado, retomaram a tradição de seus antepassados e começaram a fazer vinho para consumo da família e dos amigos.

O “primeiro” vinho foi preparado pela mama Angela que retomou, como já dissemos, a tradição que vem dos antepassados. Ela colheu os cachos, amassou-os e os colocou para fermentar em dois tanques no fundo do quintal. Depois da fermentação, o vinho resultante foi engarrafado e, pode-se dizer, que o resultado não foi ruim.

Nos anos seguintes nos preparamos melhor para a “vindima”. Além da nossa produção, compramos uvas no Mercado Municipal e produzimos 600 litros de vinho. Num porão, até hoje existente, foram feitas algumas adaptações para funcionar uma pequena cantina, onde “descansávamos o vinho”.

Atualmente é o nosso museu onde estão conservados os equipamentos que foram utilizados na época.
Assim, por alguns anos, nossa produção se destinava ao consumo familiar e ao de amigos mais próximos.

Em janeiro de 1986, a família, Leonardo, Angela, os filhos Dina, Rocco e Giovanni resolveram transformar a produção familiar em uma pequena empresa. Os irmãos, Rocco e Giovanni, físicos de profissão, foram à região de Bento Gonçalves (RGS) para estudos e contatos com produtores de uva do local.
Verificaram que não era viável trazer uvas para São Paulo e fazer todo o processo aqui, pois as uvas precisam ser esmagadas no dia da colheita para não perderem as características que são importantes para a produção de um bom vinho. Assim, resolveram estabelecer parcerias.

Em setembro 1987, surgiu a Vinícola Lucano. Desde então, o processo de vinificação começa no local de origem das uvas. Assim, ocorre o esmagamento e a fermentação das uvas e algumas trasfegas; depois de dois a três meses de sua elaboração inicial, o vinho é trazido para a Vinícola onde, sob os cuidados de Rocco Lence, o vinho tinto é submetido a envelhecimento em toneis de madeira de lei e barris de carvalho, enquanto o branco permanece em tanques de aço inox. Após um período adequado de estágio, os vinhos são engarrafados, passam por um novo período de envelhecimento, agora, em garrafas, para, depois, serem rotulados e comercializados em nossa loja.

As características artesanais dos vinhos permanecem mantidas, bem como o atendimento personalizado aos nossos clientes.


Mantém-se a tradição da degustação dos vinhos da vinícola aos sábados.

Ao longo dos anos, sempre com a missão do melhor atendimentos aos nossos amigos clientes, foram sendo agregadas novas bebidas desenvolvidas pelo químico responsável técnico, apaixonado por novas experiências.

Assim, pode-se encontrar na Lucano, cachaças de alta qualidade, uma delas envelhecida por cinco ano em toneis de carvalho, bem como licores produzidos de forma artesanal.

Atualmente, a Vinícola dispõe, ainda, de excelentes vinhos de outras procedências e de pastas (macarrão) italianas, molhos, queijos, embutidos para complementar a experiência de harmonização e degustação dos vinhos.

Newsletter Lucano

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter, e receba novidades, artigos e promoções.