Sobre Uvas e Vinhos

Vinhos elaborados pela Vinícola Lucano.

Conheça um pouco sobre as uvas.

Uva Merlot

Não se tem notícias da região de origem da Uva Merlot. Sabe-se, porém, que, por volta de 1850, era cultivada no Sudoeste da França, na região do Medoc. Foi expandida para outras regiões da França e, depois, para muitos países do mundo como a Itália que, atualmente, é um dos maiores produtores de uva Merlot. Outros países produtores: Estados Unidos, México, Bulgária, Romênia, Hungria, Eslovênia, Chile, Uruguai, Argentina.  A uva Merlot foi introduzida no Brasil por volta de 1900, no Rio Grande do Sul, e cultivada por vinicultores pioneiros no plantio de cepas vitiviníferas em pequena escala. A partir de 1970, ocorreu um significativo aumento no cultivo da Merlot na Serra Gaúcha e, atualmente em todo o estado nas novas regiões vitícolas. O vinho da uva Merlot é produzido como vinho varietal, ou utilizado para cortes com vinhos de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Devemos observar que a Merlot e a Cabernet Franc é que deram início a produção de vinhos finos varietais no Brasil.

São características do vinho elaborado com a uva Merlot sua rica coloração, boa estrutura em taninos, frutado, bouquet agradável e sabor aveludado, persistência aromática. Pode ser consumido jovem, mas, quando submetido ao envelhecimento, torna-se mais macio.

Lucano Merlot

Uva Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon é uma cepa originária da região de Bourdeaux, Sudoeste da França. É tida como a mais nobre cultivar de uva para elaboração de vinhos tintos. Os famosos vinhos da região de Bourdeaux empregam cerca de 70% do volume desta uva e o restante de Merlot. A partir da região de Bourdeaux, foi difundida para outras regiões da França e do mundo.

Entre os maiores países produtores estão Itália, Espanha, Grécia, Eslovênia, Hungria, Romênia, Rússia, Estados Unidos, Chile, México, Argentina, África do Sul e Austrália. Segundo consta em arquivos a Cabernet Sauvignon foi introduzida inicialmente no Rio Grande do Sul, por volta de 1921.Foram feitas várias tentativas para implantar o cultivo desta cepa na Serra Gaúcha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Nesta época, a Estação Experimental de Caxias do Sul produzia e distribuía mudas desta cepa aos viticultores da região, mas só a partir da década de 1980 é que se iniciou o cultivo intensivo no Rio Grande do Sul. O vinho elaborado com a Cabernet Sauvignon é rico em cor, tanino e requer um bom período de amadurecimento para ser degustado.

Com o envelhecimento, ocorre uma evolução de aroma e bouquet. Esta cepa é utilizada principalmente para elaboração de vinho varietal tinto, mas também para vinhos de assemblage.

Lucano Cabernet Sauvignon

Uva Tannat

A castaTannat, cultivar originária do sudoeste da França, região de Madiran, onde se encontra a maior área de cultivo, difundiu-se para várias regiões vitícolas do mundo.

É a principal cultivar vinífera do Uruguai. No Brasil foi difundida recentemente, final da década de 1980 e vem sendo bastante ampliada a sua área de cultivo no Rio Grande do Sul. Normalmente a uva Tannat atinge teores elevados de açúcar, originando vinho tânico, com coloração intensa, acidez um pouco elevada, de boa estrutura e de corpo.

Seu vinho requer envelhecimento. O vinho de uva Tannat é produzido como varietal e também é empregado para cortes com vinhos tintos, tais como Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

Lucano Tannat

Uva Isabel

Uva Bordô

A uva Isabel é um cultivar de Vitis labrusca. Alguns pesquisadores consideram-na uma híbrida natural labrusca-vinífera. Segundo consta, por volta de 1800 originou-se de semente no estado da Carolina do Sul, Estados Unidos da América e foi levada para o norte dos Estados Unidos por Isabella Gibbs e, nesta região, foi difundida por William Prince que a denominou Isabella em homenagem a senhora Gibbs. Por volta de 1820, foi levada para a Europa, entre 1830 e 1840, foi introduzida em São Paulo e, logo após, no Rio Grande do Sul por Thomas Maister.

Espalhou-se por todas as regiões vitícolas do país e foi a principal cepa cultivada no Brasil, servindo de base para o desenvolvimento da viticultura do país. A uva, atualmente, é utilizada para a elaboração de vinhos de mesa, suco de uva, vinagre e para destilados, e, ainda, para elaboração de vinhos compostos. É, também, consumida ­in natura e utilizada para a fabricação de geleias.

A uva Bordô ou Ives ou Ives Seedling, cultivar de Vitis Labrusca, selecionada por Henry Ives em 1840, Ohio, Estados Unidos da América, conhecida ainda como Terci ou Folha de Figo,foi trazida de Portugal por volta de 1904 para o Rio Grande do Sul e, posteriormente, levada para Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. A uva Bordô, devido ao teor de matéria corante em sua casca, é usada para elaborar suco de uva e vinho. É, também, muito utilizada, para corte com vinhos a base de uva Isabel ou de Concord, pois estes isoladamente não têm muita cor.

Lucano Colonial Tinto Seco

Lucano Colonial Tinto Suave

Uva Moscato Branco

A uva Moscato, conhecida também como Moscato Italiano ou Moscatel Branco, é uma cepa cuja origem está, provavelmente, na Grécia ou Magna Grécia, pois é uma cepa que pertence a mesma família da Malvasia de Lipari e a Malvasia de Candia. Tendo sido introduzida no Rio Grande do Sul por volta de 1900, foi uma das primeiras castas Vitis viniferas a serem plantadas nos vinhedos gaúchos. Tem cachos e bagos grandes, é utilizada tanto para elaborar vinhos, assim como para consumo in natura.

Dessa cepa se obtém um vinho aromático, também utilizada para efetuar cortes com outros tipos de vinhos. É bastante empregada para produzir o Espumante Moscatel (espumante tipo Asti), cada vez mais apreciado no Brasil e reconhecido no Mundo.

Lucano Moscato Branco Seco

Lucano Moscato Branco Suave

Vinhos Lucano & Rótulos Selecionados

Conheça nossos vinhos e rótulos selecionados, queijos, pastas e outros. Confira nossa loja.

Newsletter Lucano

Cadastre-se em nossa newsletter e receba notícias, artigos, promoções.